, ,

Internet lenta? A culpa pode ser dos tubarões

De repente, você percebe que sua internet está lenta. Você liga para a empresa responsável solicitando o suporte e ao invés do tradicional pedido para desligar e esperar por cinco minutos, você pode ser surpreendido pela seguinte resposta: “a culpa é dos tubarões”.

Não, isso não é brincadeira. Claro que essa resposta não servirá para tudo, mas para alguns serviços que são hospedados em outros continentes. A internet é uma enorme rede, literalmente. E a principal forma dessa conexão ser estabelecida na prática, são por extensos cabos subterrâneos e submarinos.

No princípio, esta imensa rede foi pensada de forma a suportar a deterioração marítima, como a imensa pressão em águas profundas além da oxidação por conta do sal presente no mar. Mas uma nova ameaça foi detectada nas profundezas. Por algum motivo, os tubarões estão mordendo os cabos submarinos.

O assunto foi inclusive tema de reportagem do New York Times em 1987, os primórdios da internet. O jornalista Peter Lewis já antecipava: “Tubarões mostraram um inexplicável gosto pelos novos cabos de fibra ótica que estão sendo estendidos pelo fundo do oceano, ligando os Estados Unidos, Europa e Japão”.

Uma das explicações é a de que os pulsos eletromagnéticos podem ser interpretados pelos tubarões como sinal semelhante a de peixes para seu consumo.

De toda forma, o Google já anunciou uma nova estratégia para garantir o funcionamento dos seus serviços pelo globo. O gigante das buscas disse que irá revestir seus cabos submarinos com Kevlar, um material que é cinco vezes mais resistente do que o aço.

Está achando que é brincadeira? Confira o vídeo e tire suas conclusões:

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%