,

IBM e Força Aérea desenvolvem “supercomputador” que imita cérebro natural

Inteligência artificial chega muito próximo de comportamento humano

IBM Neurosynaptic chips

Famosa pelo “Watson”, computador feito para a inteligência artificial, a IBM se une agora com a Força Aérea americana para criar o primeiro supercomputador do mundo que possui o comportamento igual de um cérebro natural.

A IBM e a USAF anunciaram que a máquina será executada em uma série de 64 chips TrueNorth Neurosynaptic. Os chips TrueNorth são conectados juntos e tem como objetivo operar como às sinapses dentro de um cérebro biológico, sendo que cada núcleo faz parte de uma rede distribuída e eles operam em paralelo um com o outro.

Assim, esses chips não precisam do “clock” como nas CPUs comuns, e além disso se um núcleo falhar, todo o resto da matriz irá continuar operando normalmente. Essa matriz terá o processamento equivalente a cerca de 64 milhões de neurônios e 16 bilhões de sinapses, tudo isso consumindo apenas 10 watts de eletricidade (cada processador).

A Força Aérea pretende usar a habilidade do chip TrueNorth para converter alguns tipos de dados (textos, áudios, vídeos) em símbolos legíveis por máquina.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%