,

Doodle sobre Matemática homenageia Maria Gaetana Agnesi

Curva de Agnesi é o tema do Doodle do Google desta sexta-feira (16) para lembrar os 296 anos de sua criadora, Maria Gaetana Agnesi, que usava em seus trabalhos a geometria analítica e os cálculos.

Nascida no dia 16 de maio de 1718, em Milão, Maria publicou a curva de Agnesi em 1748, tornando-se uma reconhecida matemática, linguista e filósofa.
Usava mecânica celestial e a teoria da gravidade de Isaac Newton em seus trabalhos, mas antes publicou trabalhos com cálculo diferencial e integral.

A curva Agnesi consite em operações de álgebra onde “fixada uma circunferência, toma-se um ponto O nela. De qualquer outro ponto A da circunferência, traça-se a secante OA. Seja M o ponto diametralmente oposto a O. A interseção entre a reta OA e a reta tangente à circunferência no ponto M é o ponto N”.

Portanto, “por A, traça-se uma reta paralela a MN, e por N uma reta paralela a OM. Seja P a interseção entre essas duas retas. O caminho que P faz ao variarmos A é a chamada curva de Agnesi”.

Falhas de tradução do idioma italiano fizeram com que fosse chamada de “Bruxa de Agnesi” em outras línguas. Maria foi um prodígio na infância, como falar vários idiomas aos 7 anos de idade e seus pais a exibiam na sociedade em festas para que todos apreciassem seus talentos.

Após o falecimento de sua mãe, seu pai casou-se outras vezes e Maria, sendo a irmã mais velha, precisava dividir seu tempo dos estudos para cuidar de dezenas de irmãos.

Devota aos estudos matemáticos, evitava interagir com a sociedade, estudou cálculo até tornar-se professora da Universidade de Bologna, na Itália. Católica, estudou teologia e terminou seus dias fazendo caridade, quando faleceu em 9 de janeiro de 1799, em Milão.

 

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%