,

Cubo Mágico faz 40 anos e vira Doodle.

O Doodle desta segunda (19) comemora os 40 anos do Cubo Mágico ou Cubo de Rubik. O brinquedo inventado pelo professor Ernõ Rubik em 1974, na Hungria, fascina pessoas de todas as idades ainda nos dias de hoje.

Podemos encontrar o cubo facilmente não somente em lojas de brinquedos, fabricado em plástico, apesar da primeira versão ter sido feita de madeira e pintada pelo professor, tem 6 lados de cores diferentes, onde a brincadeira consiste em embaralhar os lados do cubo e depois voltar ao ponto inicial. Existem modelos mais fáceis e mais difíceis, como 2x2x2, 4x4x4, 5x5x5 e a mais comum, 3x3x3 (lados).

Erno-Rubik

O professor Rubik quis ilustrar um conceito de terceira dimensão para alunos de arquitetura,  então inspirou-se nos quebra-cabeças “Tamgram”, para criar um cubo que permitia visualizar os movimentos ao girar os lados de cores diferentes.

Porém seu desafio maior foi conseguir uma estrutura que suportasse a quantidade de movimentos possíveis. São mais de 43 quintilhões de combinações.

Nos primeiros anos o Cubo Mágico demorou um pouco para emplacar, mas a partir de 1980 ficou famoso e começou a ser exportado para o mundo todo, até quando começou a ser fabricado em diversos países.

Existem campeonatos de Cubo Mágico espalhados pelo Brasil, sendo que o recordista mundial de 2013 é um brasileiro que resolveu o Cubo Mágico com os pés, em 30 segundos. Aconteceu que o próprio Rubik levou um mês para resolver o cubo pela primeira vez e atualmente o “Número de Deus” (mínimo de movimentos para resolver o Cubo) é 20.

Cubos Diversos

Podemos encontrar o Cubo em outras formas geométricas, versões para cegos e daltônicos, materiais preciosos e até livros publicados para ajudar a resolver o Cubo de Rubik.

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%